A Soberania e A Vitória de Cristo

A submissão de todas as nações a Cristo
Salmo 96

Resumo

O que significa o número 106.000.000.000? Enquanto parece ser um número de telemóvel ou um endereço de IP, na realidade, este numero é a população total da Terra, ou pelo menos uma estimativa, da população de toda a humanidade, daquelas que já morreram e dos que ainda que estão vivos. Atualmente, há uma população de mais ou menos 8 biliões de pessoas e hipoteticamente, a população dobrará para 16 biliões nos próximos 200 anos (Worldometer).

Apesar de haver muita gente no mundo, a bíblia ensina que é necessário compartilhar a glória de Deus a todas as nações e pessoas no mundo. O Salmo 96 chama todas as nações a cantarem ao Senhor e a proclamarem o seu nome a todas as nações.

Leitura

Cantai ao Senhor um cântico novo, / cantai ao Senhor, todas as terras. / Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome; / proclamai a sua salvação, dia após dia. / Anunciai entre as nações a sua glória, / entre todos os povos, as suas maravilhas. / Porque grande é o Senhor e mui digno de ser louvado, / temível mais que todos os deuses. Porque todos os deuses dos povos não passam de ídolos; / o Senhor, porém, fez os céus. / Glória e majestade estão diante dele, / força e formosura, no seu santuário. Tributai ao Senhor, ó famílias dos povos, / tributai ao Senhor glória e força. Tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome; / trazei oferendas e entrai nos seus átrios. / Adorai o Senhor na beleza da sua santidade; / tremei diante dele, todas as terras. / Dizei entre as nações: Reina o Senhor. / Ele firmou o mundo para que não se abale / e julga os povos com eqüidade. / Alegrem-se os céus, e a terra exulte; / ruja o mar e a sua plenitude. / Folgue o campo e tudo o que nele há; / regozijem-se todas as árvores do bosque, / na presença do Senhor, / porque vem, vem julgar a terra; / julgará o mundo com justiça / e os povos, consoante a sua fidelidade.

— Salmo 96

A Informação histórica

Durante o período dos juízes, os israelitas foram derrotados pelos filisteus em Ebenézer. Os anciãos de Israel pensaram que fosse uma boa ideia trazer de Siló a arca da Aliança para derrotar os filisteus, porém, infelizmente, os israelitas foram derrotados novamente pelos filisteus. Como um espólio de guerra, os filisteus capturaram a arca e puseram-na na casa de Dagom (um deus dos filisteus) na cidade de Asdode em frente do ídolo de Dagom. Depois do ídolo ter caído duas vezes, à segunda vez a cabeça e as mãos ficaram cortadas e o povo ficou doente com tumores, os governantes exigiram que a arca fosse removida de Asdode para outra cidade. Então os filisteus enviaram a arca para Gate e depois para Ecrom, mas em ambas as cidades, as pessoas ficaram doentes com tumores. Finalmente, eles já tinham o que chegasse! Criando problemas demais para os filisteus, a arca foi devolvida para aos israelitas à cidade de Bete-Semes. Quando os israelitas viram que a arca tinha sido devolvida, eles alegraram-se. A arca ficou em Bete-Semes por apenas pouco tempo, porque setenta homens morreram quando eles olharam para dentro da arca, e enviaram-na para Quiriate-Jearim (I Samuel 4–6), onde ela ficou até David (Davi), o Rei de Israel, a trazer para Jerusalém.

Pouco tempo depois de ser coroado como Rei de Israel, David desafiou os israelitas a trazerem a arca para Jerusalém. Os israelitas concordaram com o desafio e imediatamente planearam levar a arca para Jerusalém. Transportando a arca, os bois tropeçaram e Uzá tentou estabilizar a arca com a mão. Instantaneamente, ele morreu e David decidiu manter a arca com a família de Obede-Edom. Ora, depois disso, os filisteus ouviram que David era Rei de Israel, e eles atacaram Israel. Duas vezes eles atacaram, duas vezes David consultou  Deus e duas vezes Israel ganhou contra os filisteus. A seguir a esta vitória, David iniciou a preparação da arca com planos de louvar e adorar Deus. Fizeram-se planos meticulosos para a música, os sacrifícios, as danças e outras coisas mais para celebrar a devolução da arca e a vitória contra os filisteus. Depois da arca estar dentro da tenda e antes de todos os sacrifícios terem sido feitos, Asafe e os seus irmãos cantaram um cântico que incluíam aspetos dos Salmos 105 e 106 e quase a todo do Salmo 96 (I Crónicas 13–15).

Então, o contexto do Salmo 96 é a devolução da arca da Aliança e um chamado para celebrar a obra de Deus. De certa forma, esta é uma imagem da primeira vinda e da segunda vinda de Cristo. Este salmo está repleto de emoção, uma grande proclamação de vitória depois dos israelitas ganharem as batalhas contra os seus inimigos.

Vitória

Cantai ao Senhor um cântico novo, / cantai ao Senhor, todas as terras. / Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome; / proclamai a sua salvação, dia após dia. / Anunciai entre as nações a sua glória, / entre todos os povos, as suas maravilhas. / Porque grande é o Senhor e mui digno de ser louvado, / temível mais que todos os deuses. Porque todos os deuses dos povos não passam de ídolos; / o Senhor, porém, fez os céus. / Glória e majestade estão diante dele, / força e formosura, no seu santuário.

— Salmo 96.1–6

O Contexto Imediato

Esta é uma chamada para cantar, como parte da preparação de louvar Deus. Em resposta à devolução da arca, Asafe e os seus irmãos escreveram este cântico. Seria possível que eles estivessem a pensar na providência de Deus em guiar as viagens da arca até ter chegado a Jerusalém, à casa de David. Eles podiam proclamar que era necessário aos israelitas e a todas as nações cantarem ao Senhor. Talvez Asafe se lembrasse das vezes em que Deus não salvou os israelitas conforme a sua sabedoria, porém em contraste ele também se lembrava da última vez, quando o Senhor salvou as pessoas dos filisteus. Ele proclamou a glória e a maravilha de Deus a todas as nações.

Por que devemos proclamar o Senhor e a sua majestade ao mundo? Porque Jeová ser diferente, Ele tem distinções. Salmos 115.3–8 ensina que há uma diferença entre o nosso Deus e os ídolos dos outros. 

No céu está o nosso Deus e tudo faz como lhe agrada. Prata e ouro são os ídolos deles, obra das mãos de homens. Têm boca e não falam; têm olhos e não vêem; têm ouvidos e não ouvem; têm nariz e não cheiram. Suas mãos não apalpam; seus pés não andam; som nenhum lhes sai da garganta. Tornem-se semelhantes a eles os que os fazem e quantos neles confiam.

Os outros ídolos foram feitos pelas mãos dos homens enquanto o nosso Deus mora no céu. O ídolo Dagom caiu em frente à arca que não era um ídolo, mas era a morada da glória de Deus.

O Que Estava Previr

A palavra que foi traduzida como “proclamar” depois foi traduzida para “evangelizar” na Septuaginta (a tradução do Antigo Testamento para o grego durante o tempo de Cristo) e tem algumas implicações que as pessoas que têm experienciado a salvação do Senhor, deveriam evangelizar o mundo (Kidner, XVI, 379). Ou seja, se somos salvos, então com forte paixão devemos proclamar a salvação por meio de Jesus. Por quê? Não porque seja um requisito de Deus para a salvação, mas em vez disto, devíamos ter um excesso de quantidade de alegria sobre o facto de que Jesus é real e conhece os seus seguidores.  Jesus disse, “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem” (João 10.27). Os outros deuses não são reais e este facto devia motivar-nos a proclamar o nome de Jesus por todo o mundo!

Obrigação

Tributai ao Senhor, ó famílias dos povos, / tributai ao Senhor glória e força.
Tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome; / trazei oferendas e entrai nos seus átrios. / Adorai o Senhor na beleza da sua santidade; / tremei diante dele, todas as terras.

— Salmo 96.7–9

O Contexto Imediato

Quando a arca chegou a tenda, David ordenou que os israelitas fossem preparar ofertas pacíficas e holocaustos para o Senhor. No entanto, ordenou-lhes para não só fazerem os sacrifícios, mas também agradecerem ao Senhor. Os israelitas compreenderam que tinha sido o Senhor que tinha ganhado as batalhas por eles e que Ele é digno de receber reconhecimento pela Sua glória e força, além disso, todo o mundo deveria dar-lhe este reconhecimento por todas as obras que Ele tem feito.

O Que Estava Previr

No fim do dia estamos falidos espiritual e fisicamente. Na realidade, não temos nada para dar ao Senhor. O Apóstolo Paulo escreveu na carta aos Colossenses 1.15-17:

Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades.  Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste.

É Jesus que nos dá a respiração, a vida e a inteligência, é Jesus que sustenta o universo e foi ele que criou todas as galáxias. Finalmente, foi Deus que deu as vitórias aos israelitas. Por essa razão devíamos chamar toda a humanidade e juntarmo-nos para dar glória e honra a Jesus. 

Além disso, chegará um momento “[…] que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai,” (Filipenses 2.9–11). Eventualmente, toda a humanidade confessará que Jesus é o Senhor.

O Que Estava Previr

No fim do dia estamos falidos espiritual e fisicamente. Na realidade, não temos nada para dar ao Senhor. O Apóstolo Paulo escreveu na carta aos Colossenses 1.15-17:

Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades.  Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste.

É Jesus que nos dá a respiração, a vida e a inteligência, é Jesus que sustenta o universo e foi ele que criou todas as galáxias. Finalmente, foi Deus que deu as vitórias aos israelitas. Por essa razão devíamos chamar toda a humanidade e juntarmo-nos para dar glória e honra a Jesus. 

Além disso, chegará um momento “[…] que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai,” (Filipenses 2.9–11). Eventualmente, toda a humanidade confessará que Jesus é o Senhor.

Louvor

Dizei entre as nações: Reina o Senhor. / Ele firmou o mundo para que não se abale / e julga os povos com eqüidade. / Alegrem-se os céus, e a terra exulte; / ruja o mar e a sua plenitude. / Folgue o campo e tudo o que nele há; / regozijem-se todas as árvores do bosque, / na presença do Senhor, / porque vem, vem julgar a terra; / julgará o mundo com justiça / e os povos, consoante a sua fidelidade.

— Salmo 96.10–13

O Contexto Imediato

Os israelitas celebraram o facto de que Deus é soberano e todas as nações serão julgadas pelo Senhor conforme a Sua justiça e fidelidade. Deus provou muitas vezes que Ele domina todas as nações, assim como domina Israel. Além disso, o Senhor também domina a natureza. A natureza louvará Jeová, porque ela também se deve submeter a Deus.

O Que Estava Previr

No Novo Testamento, podemos ouvir um eco deste louvor, na entrada triunfal quando Jesus entrou em Jerusalém, como a arca da carne. “Ora, alguns dos fariseus lhe disseram em meio à multidão: Mestre, repreende os teus discípulos! Mas ele lhes respondeu: Asseguro-vos que, se eles se calarem, as próprias pedras clamarão” (Lucas 19.39–40). É absolutamente necessário que toda a criação louve o Senhor. 

De novo, uma reflexão deste salmo pode ser visto no capítulo 19, versículos 1 a 2, de Apocalipse:

Depois destas coisas, ouvi no céu uma como grande voz de numerosa multidão, dizendo: Aleluia! / A salvação, e a glória, e o poder são do nosso Deus, / porquanto verdadeiros e justos são os seus juízos, / pois julgou a grande meretriz / que corrompia a terra com a sua prostituição / e das mãos dela / vingou o sangue dos seus servos.

Aqui no livro de Apocalipse, há o facto de que Jesus julgará, segundo a Sua justiça, o governo do anti-cristo, que era aterrorizar as pessoas do mundo. Haverá celebração e alegria porque do julgamento de Cristo.

A chamada de confissão

O salmo 96 ensina-nos que o Senhor é soberano e poderoso. Todas as nações se submeterão a Cristo e assim conseguimos ter confiança que a justiça vai ser feita! As almas que não seguem Jeová, deviam temer de julgamento de Deus. Aqueles que não têm salvação e vão ser castigados por Jesus podem receber perdão se eles tiverem fé em Cristo, e acreditarem que Ele morreu pelos seus pecados e ressuscitou.

Como crentes, não nos devíamos esquecer que Jeová vai ser o vencedor e julgar o mundo de acordo com a Sua justiça. Então a nossa resposta devia ser alegrarmo-nos, louvar a Cristo e agradecer a Deus pelas Suas conquistas no passado, mas também pelas vitórias no futuro!

Já foi mencionado que o mundo tem 8 biliões de pessoas e na totalidade da história deviam ter sido 106 biliões de pessoas que já deviam ter dado glória a Deus. Muitas pessoas não têm dado glória a Deus. E vocês o que vão fazer sobre isto?

Passagens da Bíblia

Texto Princípio – Salmo 96 

A Informação Histórica – I Samuel 4–6; Salmo 105, 106; I Crónicas 13–15; João 1.8–10

Vitória – Salmo 115.3–8; João 10.27

Obrigação – Colossenses 1.15–17; Filipenses 2.9–11

Louvor – Lucas 19.39–40; Apocalipse 19.1–2

Referências

Kidner, D. (1975). Psalms 73–150: An Introduction and Commentary: Volume XVI. InterVarsity Press.

Sociedade Bíblica do Brasil. (1999). Bíblia de Estudo Almeida Revista e Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil.

Worldometer. https://www.worldometers.info/world-population/ (consultado em 7 de Junho de 2023)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Please reload

Please Wait